terça-feira, 8 de setembro de 2009

100 Shakespeare


Têm início hoje, a partir das 20h, os espetáculos que fazem parte do Festival e Aldeias Palco Gisratório, que celebra os 63 anos do Sesc Santa Catarina. Em Lages, a Aldeia da Gralha Azul apresenta na abertura o Grupo Pia Fraus, de SãoPaulo, com o espetáculo “100 Shakespeare”.

O espetáculo mostra quatro atores/manipuladores que se deparam com 43 bonecos ao seu redor esperando apenas por alguém que lhes dê vida. Suprimindo os textos e valendo-se de diversas técnicas de manipulação, como o bunraku, a luz negra e a manipulação direta, os atores movimentam os bonecos, interagindo com eles e também entre si, criando cenas que aprofundam, de forma não-convencional, os personagens shakespearianos, enfatizando seus medos, desejos e paixões.

Um boneco que perde a cabeça é Hamlet, uma boneca sensual que se relaciona com a plateia provoca em Otelo seu ciúme doentio, manipuladores jantam os próprios bonecos remetendo ao famoso banquete de Titus Andrônicus – eis o caminho da montagem, feita quase sem o uso da palavra. “Cenas-sínteses”, selecionadas de nove peças do dramaturgo inglês – Hamlet, O mercador de Veneza, Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, Sonho de uma noite de Verão, Rei Lear, Ricardo III e Titus Andrônicus –, resultam de releituras feitas a partir das impressões pessoais de cada um que ajudou a criar esta montagem, apresentando com humor, pontos-de-vista muito particulares sobre cada texto.

As comemorações pelo aniversário do Sesc se estendem até 27 de setembro, com diversas manifestações artísticas. Quem quiser, pode conferir "100 Shakespeare" hoje, no Teatro Marajoara, a partir das 20h e com entrada franca. A única exigência é que as cortesias para assistir aos espetáculos sejam retiradas uma hora antes de seu início. (Foto: Juliana Coutinho)

Nenhum comentário: