domingo, 27 de setembro de 2009

Camerata de Violões de Lages


Domingo com música Erudita. A Camerata de Violões de Lages se apresenta no palco do Teatro Marajoara, a partir das 20h30min, como atração do mês no projeto Teatro aos Domingos.

Os nove violonistas trarão ao público o "I Concerto de Primavera", apresentando a "Primavera", de Vivaldi, uma das músicas eruditas mais aclamadas desde a sua criação.

O Teatro aos Domingos é um projeto da Fundação Cultural de Lages, que visa propagar e divulgar a cultura local, apresentado sempre no último domingo de cada mês. (Foto: Greicy Kessin Oliveira)

Na Palma dos Dentes


Hoje, para encerrar as comemorações dos 63 anos do Sesc Santa Catarina, tem mais música. O grupo "Na Palma dos Dentes", de Lages, se apresenta no Teatro do Sesc a partir das 20h. A banda é formada por músicos do grupo Orquídea Negra, tendo Pablo Borba nos vocais.

Desde 1995 o grupo toca em bares, boates, formaturas, casamentos, tendo um público cativo não apenas em Lages, mas em toda Santa Catarina. Na Palma dos dentes tem um repertório montado com o que há de melhor na música brasileira e interncaional. Faz covers de Pinck Floyd, Rush, The Doors, Led Zeppelin, AC/DC, Deep Purple, Credence Crearwater Revival, Nazareth, Metallica, Queen e ZZ Top, dentre outras. (Foto: Internet)

sábado, 26 de setembro de 2009

Coronel Lee


Pois é, está acabando! Este é o último final de semana de comemoração pelos 63 ano do Sesc Santa Catarina. Na noite de hoje, a banda Coronel Lee, de Lages, se apresenta no Teatro do Sesc, a partir das 20h.

Formada em meados de 2000 com o propósito de fazer rock'n'roll, tem como influência bandas da década de 70, como Deep Purple, Led Zeppelin e Pinck Floyd.

Atualmente a Coronel Lee trabalha também com cações de sua autoria, com letras em português e uma forte influência das nbandas citadas, nas quais se inspiraram para criar suas composições. (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Erudizione se para comunidade


O primeiro espetáculo do quarteto de metais apresentado à comunidade externaaconteceu na noite de quinta-feira (24) no Teatro do Sesc como parte integrante da programação alusiva aos 63 anos da instituição.

"Uma viagem à história da Música". Esse é o título da apresentação do grupo, que nasceu entre acadêmicos do curso de Arte Educação – Música, daUniversidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em 2007. O objetivo dos jovens foi tornar conhecido do público essa rara formação camerística, e principalmente fomentar a audição de música erudita na região.

"Os concertos são didáticos e realmente se tornam uma viagem por alguns séculos da História da Música Ocidental", afirma o acadêmico da 6ª fase deMúsica, André Chiomento. Nos intervalos entre uma música e outra, os integrantes explicam asprincipais características dessas músicas, e os contextos históricos emusicais dos grandes gênios compositores da música erudita deste recortehistórico.

Mais informações sobre o quarteto de metais Erudizione podem ser encontradasno endereço http://www.quartetoerudizione.blogspot.com. (Texto e foto: Assessoria de Comunicação Uniplac)

Concerto de Clarinetes


Hoje tem música e cinema para comemorar o aniversário de 63 anos do Sesc Santa Catarina. O filme "Kirikou e os Animais Selvagens" é a primeira atração do dia no Teatro do Sesc. A animação, que tem 71 minutos, será apresentada em duas sessões, uma às 10h e outra às 15h.

Logo mais à noite, o grupo "4 de Paus", de Florianópolis, traz a Lages o espetáculo "Concerto de Clarinetes", a partir das 20h, também no Teatro do Sesc. O grupo foi formado em 2004, com fins didáticos, pelo professor de clarinete Mauro César Cislaghi.

Ele reuniu seus alunos para realizar uma experiência musical e trabalhar questões técnico-musicais. O grupo foi se profissionalizando, passou por diversas formações até chegar ao quarteto de clarinetes "4 de Paus".

O grupo traz ao público a beleza do timbre, expressividade e versatilidade do clarinete através de obras compostas originalmente para essa formação, geralmente de compositores modernos, assim como arranjos de MPB, choro, jazz, música clássica e folclórica. (Foto: Internet)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quarteto Erudizione


Música erudita no Sesc. Hoje tem apresentação do Quarteto Erudizione, de Lages. Com início a partir das 20h, no Teatro do Sesc, o grupo traz ao público o espetáculo "Uma Viagem à História da Música".

O Quarteto foi formado em 2007 com objetivo de tornar conhecido do público essa rara formação camerística (só com instrumentos de sopro), e principalmente fomentar a audição de música erudita na região. Os concertos são didáticos e se tornam uma viagem por alguns séculos da história da música Ocidental.

Iniciando no século XVI com a Música Barroca, e chegando até o século XX com a Música do Pós-Romantismo, o quarteto percorre estes períodos explicando as principais características dessas músicas, os contextos históricos e musicais dos grandes gênios compositores da música erudita deste recorte histórico.

O Quarteto Erudizione busca ser um grupo que pesquisa a fundo a história da música, permitindo ao público apreciar com o máximo de autenticidade a música dos vários períodos. (Foto: Divulgação)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quarteto Rio Vermelho


O grupo "Quarteto Rio Vermelho", de Florianópolis se apresenta hoje no Teatro do Sesc, a partir das 20h. Formado pela nova geração de músicos catarinenses, o grupo apresenta um trabalho de composições instrumentais que esbanjam virtuosismo, repletas de improvisos e muita energia.

Os integrantes do Quarteto Rio Vermelho são profissionais que vivem exclusivamente da música e trabalham com diversos segmentos, como aulas, shows, gravações, orquestras, arranjos, produção musical e publicidade.

Os instrumentitas são gaduados em música, possuem diversas premiações em festivais. Já tocaram com diversos músicos renomados do Brasil e do exterior, tendo expriência também na Europa e Estados Unidos.

O quarteto é formado por Rafael Calegari (baixo), Leandro Fortes (guitarra), Cristian Faig (flauta) e Mauro Borgheza (bateria).

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vivace Camerata


Mais música. Hoje, a partir das 20h, o grupo "Vivace Camerata, de Lages, se apresenta no Teatro do Sesc. O grupo foi criada em 2008, a partir dos encontros semanais de amigos que se reuniam para fazer música de vários estilos.

Formada por violinos, flautas, piano e violoncelo, a "Vivace Camerata" interpreta diversos gêneros músicas (do clássico ao popular), com arranjos do compositor, músico e professor Alexandre Bueno.

A "Vivace Camerata", segundo seus integrantes, é a realizaçãode um grande sonho, uma reunião de pessoas que amam a música. (Foto: Internet)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Violão Erudito

Os violonstas Marcel Oliveira e Emerson Ohara apresentam hoje o concerto "O Violão Erudito", a partir das 20h no Teatro SESC . Desculpe pelo post tão pequeno, mas não encontrei muitas informações nem fotos sobre a apresentação. Continue curtindo as atrações do aniversário de 63 anos do Sesc Santa Catarina, que vão até o dia 27. Divirta-se!

domingo, 20 de setembro de 2009

Viandeiros

O Sesc apresenta hoje o espetáculo "Viandeiros", de Luiz Canoa, de Florianópolis. A apresentação começa às 20h, no Teatro do Sesc e tem entrada franca. É um espetáculo que transporta o público em uma viagem pela diversidade cultural brasileira.

É através dos personagens representados pelo ator e músico Luiz Canoa, em suas transformações vocais e corporais, que está o passaporte para a viagem. Trata-se de um mosaico poético onde o teatro, a dança e a música fundem-se para dar origem a uma reflexão sobre o lúdico e sagrado, liberdade e poder, traição e contemporaneidade.

sábado, 19 de setembro de 2009

Orquídea Negra


Heavy Metal no Sesc. Hoje tem show com a banda Orquídea Negra no Teatro do Sesc, a partir das 20h. Formada em 1986, tocando heavy metal tradicional, possui três trabalhos lançados: "Who's Dead" (1992), "Orquídea Negra" (1996) e "More Live Than Never" (2005).

Pode-se dizer que é uma banda pioneira no estado, pois foi a primeira do gênero a gravar um disco de vinil e lançar um CD ao vivo.

Atualmente, com o retorno do ex-vocalista, "Boca", que gravou os dois primeiros trabalhos, a banda encontra-se em fase de composição de novas músicas para entrar em estúdio ainda este ano. (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Causos Violados

Hoje no Sesc tem contação de histórias. O espetáculo se chama "Causos Violados" e é apresentado por paulo Freire, de São Paulo, e Sérgio Bello, de Santa Catarina. A atração tem início às 20h, no Teatro do Sesc, com entrada franca. Não esqueça de comparecer uma hora mais cedo para reirar sua cortesia.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Cinema e palestra


Hoje na programação do Sesc tem cinema, em duas sessões, às 10h e 15h, com exibição do filme "o Pequeno Narigudo", uma animação com 82 min de duração. E a partir das 20h tem palestra com o tema "Nutrição e Saúde". Os dois acontecem no Teatro do Sesc.


Ps.: Desculpe pelo post curtinho, estou sem tempo hoje!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sargento Getúlio


As 10h, no Teatro do Sesc, foi apresentada a primeira sessão do espetáculo "Poção", do Grupo Barbakuá, de Lages. As 15h acontece a segunda sessão da peça, que é uma adaptação do texto de John Collier, contista inglês que costuma abordar em suas obras suspense e terror aliados à comicidade.

A peça conta a história de um apaixonado e tímido rapaz que, em busca de algo milagroso que faça sua amada se apaixonar por ele, fabrica uma poção que utiliza como principais ingredientes os males do cotidiano. Uma feiticeira macabra, porém bem humorada, expões de forma sarcástica a lógica que se esconde nas entrelinhas. A peça tem direção de Fernanda Hermes e atuação dos atores mirins Caroline Souza Hermes e Victor Michel Souza de Oliveira.

As 20h tem sessão de cinema também no Teatro do Sesc, com exibição do filme "Sargento Getúlio", uma ficção com 85 minutos de duração. No final da década de 40, Getúlio, um rude sargento tem a missão de levar de Paulo Afonso à Aracaju, um prisioneiro, que é inimigo político do seu chefe, assim um carro velho atravessa uma péssima estrada e em todo o percurso o preso e o motorista ouvem Getúlio falar sem parar.

No meio do caminho, em virtude de uma mudança no panorama político, ele recebe uma contra-ordem para soltar o prisioneiro, mas seu temperamento avesso às mudanças decide terminar a missão, que lhe foi confiada, mesmo que tenha de matar para completá-la. O drama é uma produção nacional de 1983, dirigida por João Ubaldo Ribeiro e com Lima Duarte, Fernando Bezerra, Orlando Vieira, Marcia de Lima e Antônio Leite atuando.

O espetáculo de teatro e a sessão de cinema fazem parte das comemorações dos 63 anos do Sesc Santa Catarina, que teve início no dia 8 de setembro e finaliza no dia 27. (Foto: Divulgação)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Houve uma vez dois verões


Em duas sessões será apresentado hoje o espetáculo "Chapeuzinho Amarelo", do Grupo Fazedores de Arte, de Lages. A Primeira sessão acontece às 10h e a segunda às 15h, no Teatro do Sesc. Espetáculo de bonecos de luva (fantoches) e atores é uma adaptação do livro infantil de Chico Buarque que fala sobre o medo e a difícil tarefa de conviver com ele.

Chapeuzinho Amarelo é uma menina que sofre de um mal terrível: sente "medo do medo". E de tanto sentir medo deixa para trás tudo qu a vida tem de melhor, até o dia em que, enfrentando o desconhecido "Lobo", ela supera os medos e as inseguranças, e descobre a alegria de viver.

E mais tarde, para encerrar o dia, tem cinema. O filme nacional "Houve uma vez dois verões", conta a história de Chico (André Arteche), um garoto ingênuo que vive a famosa crise adolescente sobre a perda da virgindade, e Roza (Ana Maria Mainieri), que só pensa em arranjar dinheiro para poder viajar à Austrália.

Por uma dessas artimanhas do destino, os dois jovens se conhecem e vivem uma intensa paixão. Porém, a vida tem lá suas reviravoltas e muitas surpresas os aguardam. Paralelamente à história do casalzinho, desfilam outras narrativas, como a de Juca (Pedro Furtado), Violeta (Victoria Mazzini) e Carmem (Júlia Barth). O filme começa às 20h, com exibição no Teatro do Sesc. (Foto: Reprodução)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Xirê das Águas


A Cia. Gente Falante, do Rio Grande do Sul, que produziu uma oficina ontem, apresenta hoje a peça “Xirê das Águas", a partir das 20h no Teatro do Sesc. O espetáculo reverencia as etnias, sistemas de crenças e manifestaçõs artísticas e plásticas, formadores da cultura brasileira, missigenada, plural, multifacetada e genuína na sua constituição.

Este é o novo projeto da Cia. Gente Falante, que revisa os mitos clássicos da sereia greco-romana que, paralelizados aos mitos indígenas e afro-brasileiros, mostram o quanto de riqueza nossa cultura possui. E o quanto pode revitalizar olhares para os nossos bens culturais, congregadores de respeito entre os cidadãos de diferentes tons de pele, status social e crenças no inefável.

"Xirê das Águas" é mais um espetáculo que faz parte das comemorações pelos 63 anos do Sesc Santa Catarina, que teve início no dia 08 e se estende até 27 de setembro, com diversas manifestações artísticas. (Foto: Cristine Rochol)

sábado, 12 de setembro de 2009

Novo layout


Desde ontem o blog está com uma nova cara, graça à colaboração do amigo Rafael de Liz, que criou o novo layout. Obrigada! Adorei!

Cia. Gente Falante

No domingo é dia de oficina de teatro. O grupo Cia. Gente Falante, do Rio Grande do Sul, apresenta a Oficina de Formas Animadas, uma “Construção da Forma e do Movimento” - Manipulação de Bonecos de Vara. O início é as 14h, se estendendo até as 22h Local, no Teatro Sesc.

Mangiare


A atração da noite do Sesc hoje é o espetáculo "Mangiare", do Grupo Pedras, do Rio de Janeiro. A peça inicia as 20h, no Teatro Marajoara. "Mangiare" é um "Jantar Espetáculo" em que o público é recebido pelos atores e músicos e acomodado em três grandes mesas.

As cenas são entremeadas por pratos preparados e oferecidos à plateia como em um cardápio, com entrada, prato principal e sobremesa. O espetáculo dialoga com temas relacionados à comida: seu uso como instumento de cura, a compulsão e a sua capacidade de evocar a memória.

Antes da peça, será exibido no Teatro do Sesc, a partir das 16h, 0 filme "O Avião", uma aventura que tem 97 minutos de duração. Na noite de Natal, quando Charly abre seu presente, desapontado, percebe que não ganhou o que havia pedido, uma bicicleta. Seu pai lhe deu um aeromodelo.

O inesperado acontece e seu pai morre logo em seguida, sem poder dar mais explicações sobre "o avião". De repente, o avião ganha vida e torna-se um grande amigo de Charly. Juntos entram numa aventura cheia de surpresas e descobertas. Estas apresntações fazem pare das comemmorações dos 63 anos do Sesc santa Catarina. (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Restim


O Multi-evento, com atividades artísticas diversas dá inicío às atrações de hoje em Comemoração ao aniversário do Sesc. Desde as 9h da manhã elas estão sendo realizadas na Praça Vidal Ramos Senior, ao lado do Terminal Urbano. A partir das 19h tem show com a “Banda D”.

Logo após, com início as 20h, o Grupo Pedras, do Rio de Janeiro apresenta o espetáculo Restim, no Teatro Marajoara. A entrada é franca, mas não esqueça de retirar seu ingresso no local do espetáculo uma hora antes do início. (Foto: Divulgação)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Barbicacho Dança Show


Em mais um dia de apresentações do Mundo Sesc, hoje acontece a apresentação do Barbicacho Dança Show, a partir das 20h no Teatro SESC. O Barbicacho é um grupo de projeção folclórica que surgiu dentro do CTG Barbicacho Colorado em 2004, com a proposta de desenvolver a dança gaúcha de forma contemporânea.

Usos e costumes dos povos ameríndios, danças do ciclo do tropeirismo, movimentação de boleideiras e lanças. O trabalho envolve simultaneamente elementos de caráter regional e universal. O termo "gaúcho", aqui, não faz referência ao adjetivo pátrio de mesma grafia usada no Rio Grande do Sul, e sim uma estirpe campesina sul-americana.

Além do Barbicacho que se apresenta logo mais a noite, fez parte da programação de hoje a oficina “O Caminho das Pedras”, tendo como ministrante o Grupo Pedras, do Rio de Janeiro. A oficina foi realizada no Teatro Marajoara. Outra atração do dia foi a performance “Aprender a Aaprender ou Aprender a Desaprender para finalmente ser”, que é o resultado da oficina desenvolvida ontem por Carlos Franzoi.

Continue aproveitando as atrações dos 63 anos do Sesc Santa Catarina. Todas têm estrada franca. (Foto: Divulgação)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tapete Vermelho


Dando continuidade às comemorações dos 63 anos do Sesc - SC, hoje aconteceu durante todo o dia a oficina “Aprender a aprender... ou aprender a desaprender... para finalmente ser", que teve como ministrante Carlos Franzoi, de Joinville. Um longo tecido vermelho no chão abriga em seu interior uma forma, um ser pulsante. A ação discute um processo de amadurecimento do ser humano, através da confrontação de medos e situações novas.

A noite, no Teatro do Sesc, acontece a exibição do filme "Tapete Vermelho", a partir das 20h. Sensível, engraçado e comovente, Tapete Vermelho é mais uma bela homenagem feita pelo cinema ao grande MAzzaropi. Matheus Nachtergaele e Gorete Milgares forma um casal de caipiras que leva o filho de nove anos, para uma cidade a fim de assistir a um filme do artista no cinema. Mas os tempos mudaram e os cinemas desapareceram. No caminho, o trio cruza com tipos curiosos provando que as lendas da roça ainda estão bem vivas.

É apoveitar e curtir as apresentasções que são gratuitas, sem esquecer que as cortesias devem ser retiradas uma hora antes do início, no local dos espetáculos. (Foto: Divulgação)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

100 Shakespeare


Têm início hoje, a partir das 20h, os espetáculos que fazem parte do Festival e Aldeias Palco Gisratório, que celebra os 63 anos do Sesc Santa Catarina. Em Lages, a Aldeia da Gralha Azul apresenta na abertura o Grupo Pia Fraus, de SãoPaulo, com o espetáculo “100 Shakespeare”.

O espetáculo mostra quatro atores/manipuladores que se deparam com 43 bonecos ao seu redor esperando apenas por alguém que lhes dê vida. Suprimindo os textos e valendo-se de diversas técnicas de manipulação, como o bunraku, a luz negra e a manipulação direta, os atores movimentam os bonecos, interagindo com eles e também entre si, criando cenas que aprofundam, de forma não-convencional, os personagens shakespearianos, enfatizando seus medos, desejos e paixões.

Um boneco que perde a cabeça é Hamlet, uma boneca sensual que se relaciona com a plateia provoca em Otelo seu ciúme doentio, manipuladores jantam os próprios bonecos remetendo ao famoso banquete de Titus Andrônicus – eis o caminho da montagem, feita quase sem o uso da palavra. “Cenas-sínteses”, selecionadas de nove peças do dramaturgo inglês – Hamlet, O mercador de Veneza, Romeu e Julieta, Macbeth, Otelo, Sonho de uma noite de Verão, Rei Lear, Ricardo III e Titus Andrônicus –, resultam de releituras feitas a partir das impressões pessoais de cada um que ajudou a criar esta montagem, apresentando com humor, pontos-de-vista muito particulares sobre cada texto.

As comemorações pelo aniversário do Sesc se estendem até 27 de setembro, com diversas manifestações artísticas. Quem quiser, pode conferir "100 Shakespeare" hoje, no Teatro Marajoara, a partir das 20h e com entrada franca. A única exigência é que as cortesias para assistir aos espetáculos sejam retiradas uma hora antes de seu início. (Foto: Juliana Coutinho)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Nucleum no Galeria

Domingão, véspera de feriado, a Banda Nucleum se apresenta no Galeria Bar, a partir das 23h. É mais um show dos garotos que estão se destacando no cenário musical da região.

Para conhecer o trabalho da Nucleum, confira o novo My Space da banda em www.myspace.com/bandanucleum. Não fique de fora dessa! (Foto: Divulgação)