quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Art Box


Caixas com formas retratam a sensibilidade, seriedade e criticidade de estudantes


Até sexta-feira (12), os amantes da arte, curiosos ou aqueles que apenas gostam de apreciar um belo trabalho não podem deixar de visitar a exposição de “Art Box” produzida pelos alunos da 5ª fase do curso de Arte Educação da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), na Biblioteca Central.

Os dez trabalhos são fruto de uma atividade prática da disciplina de História da Arte, ministrada pela professora Nanci Rosa, que buscou exemplificar aos acadêmicos como levar para a escola o ensino da arte de vanguarda e refletir sobre as linguagens artísticas e suas respectivas expressões culturais, buscando na sua relação com a realidade, o seu papel na sociedade.

A cidade, o amor, a preocupação ambiental, a violência, a literatura, a família são temáticas escolhidas para cada composição, significativas para as acadêmicas que utilizando diferentes suportes como vidros, papelão, aquário e madeira. Nessa atividade, elas destacaram com sensibilidade, seriedade e criticidade fatos de sua própria história ou do contexto em que vivemos.

Nanci explica que o conteúdo estudado trata-se do período pós-moderno, onde a partir dos anos 70, com a Arte Conceitual, a Art Box passa a ter identidade. Marcel Duchamp, artista francês e um dos mais influentes artistas do século XX foi um dos precursores da arte box, como o próprio conceito diz, é uma caixa com formas.

De acordo com a professora, antecedentes dessa expressão artística, podem ser encontrados na Alemanha do século XVII e entre os artistas surrealistas e dadaístas, como Joseph Cornell, André Breton, Jeanet Masotti, Farnese de Andrade.

“Saber selecionar e reaproveitar o que existe no mundo é tão importante quanto criar algo, a universidade cumpre seu papel de também rever conceitos, pois na contemporaneidade tanto artistas quanto o público buscam na arte coisas que vão além da contemplação”, conclui. (Texto e foto: AI Uniplac)

Nenhum comentário: