segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Aluisio Laurindo Júnior e Nicolas de Souza Barros - Sonora Brasil


O Sonora Brasil traz hoje ao Sesc Lages mais uma etapa do concerto "O Violão Brasileiro nas regiões Norte e Sudeste", com apresentação dos violonistas Aluisio Laurindo Júnior (Amapá) e Nicolas de Souza Barros (Rio de Janeiro).

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Nicolas é um dos mais conceituados especialistas brasileiros em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, tais como violões de 6, 8 e 11 cordas, alaúde, teorba, vihuela, guitarras barroca e renascentista, entre outros. Já se apresentou nos EUA, França, Alemanha, Inglaterra, México, Canadá e Uruguai, assim como nos principais centros brasileiros.

Integra diversos conjuntos de música de câmara, como o renomado conjunto de música antiga Quadro Cervantes, o Duo Folia, com o violoncelista David Chew, o Quarteto Carioca de Violões e o duo com o barítono Lício Bruno.Desde 2004, a sua principal área de atuação instrumental tem sido com o violão de oito cordas.

Aluísio é violonista, professor, compositor e arranjador. Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, em Belém/PA, tendo como professores de violão Péricles Silva, Antonio Carlos Braga e Salomão Habib. Atualmente é professor de musicalização, Canto Coral e Violão da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Alguns de seus ex-alunos têm se destacado enquanto professores e concertistas na Amazônia e na Europa, em função da práxis unificadora da audição, do solfejo, da técnica violonística, da análise musical e da regência, que lhes foi proposta.

Suas principais atuações foram no quinteto de jazz Pentagrama da Fundação Carlos Gomes, foi guitarrista e improvisador da Big Band da UFMG, Daniel Dias Quinteto no VI International Vitória Jazz Festival, II, III e IX Cursos Internacionais de Verão sobre o Método Kodály em São Paulo, concerto Aluísio Laurindo Jr – Expressões na II Bienal Internacional de Música de Belém/PA, na série Uma Quarta de Música do CENTUR/Belém, no XVI Festival Internacional de Música do Pará, no programa Timbres da Rádio Cultura FM, na Rádio Difusora AM - Amapá, no projeto Segunda Aberta-Goiânia.

Sua proposição artístico-pedagógico-violonística relaciona dialogicamente o folclore e o populário musical brasileiro, as estéticas euro-históricas e os recursos sonoros do instrumento, resultando em arranjos e composições originais e contextualizados, rompendo as delimitações impostas pelos paradigmas “clássico” ou “popular”. Compôs a trilha sonora do documentário Amazônia (Idéia & Comunicação - 2003), do aúdio -livro Univer(s/c) idade – uma leitura da infra-estrutura, estrutura e super estrutura da UFPA no tempo-espaço (UFPA – 2008) e de campanhas publicitárias. Criou arranjos poéticos para CDs das cantoras Lucinha Bastos, Rosana Mont'Alverne e Patrícia Bastos.

Os violonistas Nicolas e Aluísio apresentam hoje, a partir das 20h, no Teatro SESC, mais esta etapa do projeto Sonora Brasil, com entrada franca. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário: