segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Aluisio Laurindo Júnior e Nicolas de Souza Barros - Sonora Brasil


O Sonora Brasil traz hoje ao Sesc Lages mais uma etapa do concerto "O Violão Brasileiro nas regiões Norte e Sudeste", com apresentação dos violonistas Aluisio Laurindo Júnior (Amapá) e Nicolas de Souza Barros (Rio de Janeiro).

Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Nicolas é um dos mais conceituados especialistas brasileiros em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, tais como violões de 6, 8 e 11 cordas, alaúde, teorba, vihuela, guitarras barroca e renascentista, entre outros. Já se apresentou nos EUA, França, Alemanha, Inglaterra, México, Canadá e Uruguai, assim como nos principais centros brasileiros.

Integra diversos conjuntos de música de câmara, como o renomado conjunto de música antiga Quadro Cervantes, o Duo Folia, com o violoncelista David Chew, o Quarteto Carioca de Violões e o duo com o barítono Lício Bruno.Desde 2004, a sua principal área de atuação instrumental tem sido com o violão de oito cordas.

Aluísio é violonista, professor, compositor e arranjador. Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Carlos Gomes, em Belém/PA, tendo como professores de violão Péricles Silva, Antonio Carlos Braga e Salomão Habib. Atualmente é professor de musicalização, Canto Coral e Violão da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Alguns de seus ex-alunos têm se destacado enquanto professores e concertistas na Amazônia e na Europa, em função da práxis unificadora da audição, do solfejo, da técnica violonística, da análise musical e da regência, que lhes foi proposta.

Suas principais atuações foram no quinteto de jazz Pentagrama da Fundação Carlos Gomes, foi guitarrista e improvisador da Big Band da UFMG, Daniel Dias Quinteto no VI International Vitória Jazz Festival, II, III e IX Cursos Internacionais de Verão sobre o Método Kodály em São Paulo, concerto Aluísio Laurindo Jr – Expressões na II Bienal Internacional de Música de Belém/PA, na série Uma Quarta de Música do CENTUR/Belém, no XVI Festival Internacional de Música do Pará, no programa Timbres da Rádio Cultura FM, na Rádio Difusora AM - Amapá, no projeto Segunda Aberta-Goiânia.

Sua proposição artístico-pedagógico-violonística relaciona dialogicamente o folclore e o populário musical brasileiro, as estéticas euro-históricas e os recursos sonoros do instrumento, resultando em arranjos e composições originais e contextualizados, rompendo as delimitações impostas pelos paradigmas “clássico” ou “popular”. Compôs a trilha sonora do documentário Amazônia (Idéia & Comunicação - 2003), do aúdio -livro Univer(s/c) idade – uma leitura da infra-estrutura, estrutura e super estrutura da UFPA no tempo-espaço (UFPA – 2008) e de campanhas publicitárias. Criou arranjos poéticos para CDs das cantoras Lucinha Bastos, Rosana Mont'Alverne e Patrícia Bastos.

Os violonistas Nicolas e Aluísio apresentam hoje, a partir das 20h, no Teatro SESC, mais esta etapa do projeto Sonora Brasil, com entrada franca. (Foto: Divulgação)

sábado, 29 de agosto de 2009

Esperanto


Clique na imagem para visualizar.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Contos de Andersen


O Projeto Baú de Histórias do Sesc apresenta hoje mais um espetáculo. "Contos de Andersen" é uma peça do grupo Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, do Rio Grande do Sul.

Neste espetáculo, a contadora de histórias Carolina Garcia recria os ambientes fictícios e os personagens dos contos de Hans Christian Andersen, numa adaptação do original que versifica suas narrativas, aproximando-as de uma identidade brasileira, aludindo ao contador popular, ao cordelista e ao trovador.

O "Soldadinho de Chumbo" e a história "Tudo bem quando acaba bem" são contadas de forma dinâmica e divertida, privilegiando a narrativa oral, pontuada por canções inspiradas no folclore popular, e temperadas com a poética visual do teatro de bonecos.

Com direção de Paulo Balardim e música de Fernando Dal'Osto, o espetáculo inicia às 20h, é livre para todos os públicos e tem entrada franca. (Foto: Divulgação)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Alejandro Jodorowsky no Sesc


O Sesc Lages promove nesta semana uma Mostra de Cinema, onde serão exibidos quatro filmes do cineasta, dramaturgo, literato, ensaista, tarólogo e especialista em psicomagia Alejandro Jodorowsky, que também é fundador do Teatro Pânico, com os surrealistas espanhóis Arrabal e Topor.

A Mostra acontece a partir de hoje (24) até quinta-feira (27), sempre a partir das 20h no Teatro Sesc e tem entrada franca. A classificação etária dos filmes é de 14 anos .

O primeiro filme a ser exibido é "Fando e Lis", produzido em 1968. Amanhã o público poderá ver "El Topo", de 1970. Na quarta é a vez de "A Montanha Sagrada", feito em 1973. Para encerrar, na quinta será apresentado "A Gravata", de 1957. Os três primeiros curtas foram produzidos no México e o último, na França.

No último dia, após a exibição do curta-metragem "A Gravata" será realizado um debate sobre a obra de Alejandro Jodorowsky, com a participação do cineasta lageano Fernando Leão e dos cinéfilos Rudimar Cifuentes e Nelson (Formiga) Andrade. (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Em Análise


Em Análise, o primeiro grupo de dança contemporânea da cidade, fará algumas apresentações neste final de semana para divulgar seus projetos. As bailarinas Karen Kriss Luiz, Laura Foscarini, Natacha Garcia e Scheyla Tizatto farão apresentações na academia Ápis - Escola em Movimento, localizada na Avenida Marechal Floriano, 278, esquina com a rua João de Castro.

A ideia principal é tirar a dança dos palcos e inserir no cotidiano do espectador. As apresentações acontecem amanhã às 19h e 20h, e domingo às 17h e 18h. Os ingressos têm o valor simbólico de R$ 3,00 e o público é limitado a trinta expectadores. (Foto: Nando Velho)

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Recomendação das Almas


O Sesc apresenta hoje, a partir das 20h, o espetáculo Recomendação das Almas, do Grupo Matakiterani. A entrada é franca, mas atenção: o público é limitado! Se você não quiser perder esta, retire seu ingresso gratuito no Sesc, até uma hora antes do início do espetáculo.

E assim se desenrola o espetáculo, uma procissão, uma obrigação, um ato de fé. Grillo Seco e Testa de Lampião (Adilson Freitas e Gilson Máximo) se encontram e trazem consigo suas memórias. Deparados com a Vila de São Sebastião Ausente do Cabo da Lança e seu desolamento, lembram eles do tempo em que ela foi grande e das pessoas que lá viveram. Agora, em cada recomendação à Vila, seus moradores e sua memória revivem para nunca mais deixar de existir. (Foto: Divulgação)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Nativismo no Marajoara


Hoje no Teatro Marajoara acontece o lançamento do primeiro CD de Raineri Spohr e Grupo. Músico consagrado por suas apresentações, Raineri foi o intérprete da canção vencedora da Sapecada da Canção Nativa 2008, “Um certo galpão de pedra”.

No mesmo ano, venceu a Nevada da Canção Nativa, com a música“Que pecado parceiro”. Em 2009 ficou em terceiro lugar na Sapecada da Cação Nativa interpretando“Toada em voz de silêncio”.

O show tem início às 20h. Os ingressos estão à venda nas lojas Viola de Ouro e Marcas do Sul e na bilheteria do teatro ao valor de R$ 15. (Foto: Divulgação)

Rei Arthur




Acontece amanhã, na livraria Nobel, a partir das 14h, o lançamento dos livros "Meu Rei Arthur - A chegada de um filho com Síndrome de Down" e "O Pequeno Rei Arthur - Convivendo com a Síndrome de Down", de Lúcia Cyreno.

Lúcia, que é administradora, resolveu contar sua história de superação e aprendizagem após a chegada de um filho com necessidades especiais, o pequeno Arthur, caçula da família. Estes são livros que valem a pena ser lidos, não só para conhecer, mas também para aprender a respeitar os portadores da Síndrome.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

1ª Oficina Pró-Conferência de Comunicação

A Comissão Regional da Serra Catarinense, convida a comunidade lageana para participar da 1ª Oficina Pró-Conferência de Comunicação. A oficina acontece amanhã, dia 14 de agosto, a partir das 14h no Auditório da Associação dos Municípios da Região Serrana – AMURES – Lages/SC.

O tema principal será “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”. A palestra será dividida em três propostas de eixo temáticos:

Eixo 1: Meios do analógico ao digital (Televisão aberta, Rádio, Internet, Telecomunicações, TV por assinatura, Cinema, Mídia impressa e Mercado editorial);

Eixo 2: Cadeia produtiva do consumidor ao cidadão (Produção, Provimento, Distribuição/Circulação e Recepção/Consumo. Políticas públicas: Universalização, Financiamento, Regulação/Legislação, Educação para a mídia e Pesquisa e desenvolvimento);

Eixo 3: Sistemas do perfil corporativo para o controle público (Público, Estatal e Privado. Políticas públicas: Organização dos sistemas, Gestão, Financiamento, e Ordem econômica).
Sua participação é fundamental!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Bruno Moritz Trio

O Circuito Sesc de Música traz à Lages o grupo Bruno Moritz Trio. O concerto une três músicos de Brusque que tocam juntos há mais de uma década: Bruno Moritz, Rafael Borges Amaral e Didi Maçaneiro, para explorar músicas consagradas e estabelecer um novo padrão de interpretação.

A formação apesar de pequena e simples se revela intensa. Partindo de compositores catarinenses como Aldo Krieger, Guinha Ramires e o próprio Bruno Moritz, passando por compositores nacionais como Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu e Sivuca até chegar na música contemporânea internacional com Merceditas de Trancito Cocomarolla e Richard Galliano.

O espetáculo acontece hoje, a partir das 20 h, no Teatro de Bolso do Sesc e tem entrada franca.

sábado, 8 de agosto de 2009

Mais Nucleum



Hoje tem mais uma apresentação da Banda Nucleum no Arena Bar. Não perca!!! Confira o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=-KSz_2FCU4Y

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

VI Fórum Catarinense de Educação Musical



Clique na imagem para ampliar.

Cirquinho do Revirado


O grupo teatral Cirquinho do Revirado, de Criciúma, apresenta amanhã (sábado) dois espetáculos em Lages, o primeiro é "Sonhos de Nathanael", que será encenado no Calçadão da Praça João Costa, a partir das 11h.

"Sonhos de Nathanael" relata a história de um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente em ir para a escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois contadores, que usam objetos para ilustrar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, bonecos, brincadeiras que ficaram na memória das pessoas.

O segundo espetáculo é "O Contra-regra", que será apresentado no Teatro de Bolso do Sesc, a partir das 20h, com entrada franca. Esta história se passa nos bastidores do circo, durante a apresentação de um espetáculo. Um contra-regra realiza seu trabalho cotidiano atrás do pano, fora do picadeiro e anônimo ao público que não o vê.

Neste espaço restrito desenvolve suas tarefas domésticas, como lavar, cozinhar, passar, além de sua função de contra-regra, dando suporte aos artistas que se apresentam. Ele é, de certa forma, a extensão do mágico, da equilibrista, do anão, do domador, dos palhaços, do hipnotizador. O único problema é que conciliar tanta tarefa ao mesmo tempo acaba trazendo algumas situações insólitas para o personagem.

Não perca o grupo de teatro Cirquinho do Revirado em Lages amanhã, com dois espetáculos gratuitos e abertos ao público. (Foto: Divulgação)

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

SC Trio


Um repertório exigente e refinado será apresentado ao público lageano hoje a noite no Teatro Marajoara, a partir das 20h. Os intérpretes são os músicos Mario Marçal Jr. (mestrando em violino pela University of New México, nos Estados Unidos), Raphael Buratto (mestrando em violoncelo pela Université of Montréal, no Canadá) e Guilherme Amaral (mestre em piano pela UDESC).

Depois da estreia em Florianópolis e no interior de Santa Catarina, o SC Trio apresenta em Lages um repertório de extremo bom gosto. A delicada e impressionista Sonata para Violino e Piano de Claude Debussy abre o espetaculo, seguido pela romandica Sonata n.1 para Violoncelo e Piano de Johannes Brahms. Após estas não haveria melhor escolha para fechar um recital se nao com o Piano Trio n.1 de Felix Mendelssohn, considerada por muitos a mais perfeita obra de música de camara para esta formacao.

Ingressos podem ser encontrados na bilheteria do Teatro ao valor de R$10. Estudantes e idosos pagam meia. Quer conhecer mais o trabakhos do SC Trio, acesse o link para youtube: http://www.youtube.com/watch?v=fSVTIWeihFs. (Foto : Divulgação)