terça-feira, 22 de junho de 2010

Lageano participa do FAM


Fernando Leão (E), Anelise Corseuil, Margarida Baird, Roxana Blanco, Luciano Burin (Fotos: Daniel Guilhamet)

O cineasta e jornalista lageano Fernando Leão, encerrou na sexta-feira (18) sua participação no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), festival de cinema que reúne obras do Brasil e países como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. O evento aconteceu no Centro de Eventos da UFSC.

Leão foi convidado pela organização a fazer parte do júri da categoria vídeo. Foram 36 obras assistidas e debatidas para posterior premiação. Fizeram parte do júri também Roxana Blanco (atriz uruguaia), Margarida Baird (atriz), Luciano Burin (jornalista) e Anelise Corseuil (professora/pesquisadora).

Outra boa notícia para o cinema regional é que o filme Beijos de Arame Farpado, que teve produção local de Leão, com 80% das cenas rodadas em Lages, ganhou dois prêmios na categoria curta-metragem em 35mm (melhor direção de arte e melhor montagem). Atualmente Leão prepara seu novo documentário Mistérios da Serra, em conjunto com a TAC produções, que terá exibição nos dias 7 e 14 de agosto no projeto SC em Cena, da RBS TV Santa Catarina.


Ana Cadena (à esquerda, em pé, produtora), Fabiano Ribeiro, Lina Lavoratti (oficineira), Fernando Leão e Reno Caramori (oficineiro)


Lages terá Cine Mais Cultura - Juntamente com Fabiano Ribeiro e em parceria com a Associação Cultural Matakiterani, Leão também esteve em Florianópolis para participar das oficinas de capacitação do projeto Cine Mais Cultura do Governo Federal. A entidade foi contemplada no edital deste ano, que promove a exibição de filmes diversos, através da cessão de equipamentos para construção de cineclubes em diversas cidades do Estado. Convidados como coordenadores, Leão e Fabiano têm o apoio direto de Gilson Maximo e Adilson Freitas, componentes da Matakiterani.

Nenhum comentário: