sábado, 18 de julho de 2009

Serra Arte

Aconteceu ontem a noite a primeira reunião da Associação Cultural Serra Arte, que tem o objetivo de aproximar os produtores culturais da região e desenvolver projetos que incluam diferentes áreas.

A ideia surgiu a partir das observações do jornalista Fernando Leão e da historiadora Sara Nunes, a respeito das necessidades que a região serrana apresenta na área de desenvolvimento cultural. A Serra Catarinense é uma das regiões do estado de Santa Catarina mais fascinantes em termos culturais e históricos. No entanto é notável a carência de políticas públicas culturais no espaço em evidência. É também papel da população civil junto ao poder público construir espaços que possibilitem a produção de bens culturais.

A proposta da Associação Cultural Serra Arte é agregar produtores e artistas em sua diversidade, oferecendo a estes um espaço legítimo de elaboração e execução de projetos que contemplem seu exercício profissional e beneficiem a coletividade como um todo.

Cabe a uma associação como a Serra Arte desenvolver projetos culturais articulados as Leis de Incentivo a Cultura, editais e convênios governamentais, entre outros. De acordo com Sara e Fernando, mais do que isso, a Associação Cultural Serra Arte significa um compromisso com as manifestações culturais da população a qual representa.

Nenhum comentário: