quarta-feira, 8 de julho de 2009

Coxilha Rica


O grupo de pesquisadores “Cultura e Desenvolvimento” trabalha há mais decinco anos numa das regiões mais belas de Santa Catarina, a Coxilha Rica. No último ano, o trabalho foi dedicado à elaboração do livro “Saberes efazeres, cores e sabores da Coxilha Rica”. O lançamento da obra será nesta quarta-feira (8), no Museu Histórico Thiago de Castro.
Fazer um bolo-frito não implica apenas no misturar dos ingredientes. Existe um costume, uma história de como preparar o alimento que vai à mesa da família. Não basta apenas saber que no café da manhã de muitos serranos existia o feijão-mexido, e que ele simplesmente não está mais presente nessa que é a principal refeição do dia. Por quê? A resposta desta e outras perguntas, sobre assuntos que se “perderam” com o tempo, estão no livro.
Além das lições de vida e das fotografias, o livro contém receitas de alimentos como a bijagica e a rosca de coalhada. Ensina a fazer vela e sabão caseiros. A tiragem é de dois mil exemplares, sendo que seiscentos deles serão destinados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), patrocinador do projeto. A distribuição serágratuita.

Nenhum comentário: