terça-feira, 22 de junho de 2010

Lageano participa do FAM


Fernando Leão (E), Anelise Corseuil, Margarida Baird, Roxana Blanco, Luciano Burin (Fotos: Daniel Guilhamet)

O cineasta e jornalista lageano Fernando Leão, encerrou na sexta-feira (18) sua participação no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), festival de cinema que reúne obras do Brasil e países como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. O evento aconteceu no Centro de Eventos da UFSC.

Leão foi convidado pela organização a fazer parte do júri da categoria vídeo. Foram 36 obras assistidas e debatidas para posterior premiação. Fizeram parte do júri também Roxana Blanco (atriz uruguaia), Margarida Baird (atriz), Luciano Burin (jornalista) e Anelise Corseuil (professora/pesquisadora).

Outra boa notícia para o cinema regional é que o filme Beijos de Arame Farpado, que teve produção local de Leão, com 80% das cenas rodadas em Lages, ganhou dois prêmios na categoria curta-metragem em 35mm (melhor direção de arte e melhor montagem). Atualmente Leão prepara seu novo documentário Mistérios da Serra, em conjunto com a TAC produções, que terá exibição nos dias 7 e 14 de agosto no projeto SC em Cena, da RBS TV Santa Catarina.


Ana Cadena (à esquerda, em pé, produtora), Fabiano Ribeiro, Lina Lavoratti (oficineira), Fernando Leão e Reno Caramori (oficineiro)


Lages terá Cine Mais Cultura - Juntamente com Fabiano Ribeiro e em parceria com a Associação Cultural Matakiterani, Leão também esteve em Florianópolis para participar das oficinas de capacitação do projeto Cine Mais Cultura do Governo Federal. A entidade foi contemplada no edital deste ano, que promove a exibição de filmes diversos, através da cessão de equipamentos para construção de cineclubes em diversas cidades do Estado. Convidados como coordenadores, Leão e Fabiano têm o apoio direto de Gilson Maximo e Adilson Freitas, componentes da Matakiterani.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Conceição


O Projeto Palco Giratório desenvolvido pelo Sesc, traz à Lages o espetáculo "Conceição", do Grupo Experimental, do Recife (PE). Com início às 20 horas, a apresentação tem entrada franca.

"Conceição: nome de mulher, nome de santa, nome de morro. Nome de criação: concepção, e nasce a vida, nasce o som, nasce a dança... Conceição, nome de fé". O espetáculo é resultado de um processo profundo de pesquisa na festa do Morro da Conceição que trouxe à tona a intrigante questão: o que move as pessoas que participam daquela celebração?

Um questionamento matriz que se multiplica em várias outras perguntas. "No que vês, no que tocas, no que sentes? Naquilo em que acreditas, talvez? O que é o seu chão? O que é a sua fé?" São imagens fortes, chocantes: pessoas que "nadam o morro"; caminham de costas; joelhos que se arrastam pelas ladeiras até sangrar...

Porém a dramaturgia de Conceição surge mais do sentimento e das sensações que movem estas pessoas e ressoam nos seus corpos do que em qualquer imagem icônica que caracterize a famosa festa recifense. Sempre ambientado no universo urbano e, mais especificamente, na cultura da cidade do Recife, o Grupo Experimental mergulhou, dessa vez, nas crenças e no comportamento do seu povo.

A proposta não é narrar a história da santa ou da festividade; e sim investigar a intersecção entre o sonoro, o gestual, os sentimentos, o visual e o simbolismo presentes na festa do Morro da Conceição. (Foto: Divulgação)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Nucleum no YouTube


Depois de passar um tempo sumida aqui do blog, estou voltando e trago novidades da Banda Nucleum. Nas últimas semanas os garotos estavam à mil, fizeram show no Sesc, no Galeria e na Festa do Pinhão.

Como não poderia deixar de registrar, segue pra quem perdeu os shows, uma pequena amostra do que foi a apresentação no Palco Alternativo da Festa Nacional do Pinhão, aqui ---> http://sharex.xpg.com.br/files/5526895951/Nucleum_-_Ao_Vivo_na_Festa_do_Pinhao_2010.rar.html

Tem também vídeo da música "A Estrada", no link http://www.youtube.com/watch?v=4uwyoR0TviQ. É a primeira vez que a banda grava um clipe desta canção.

Não deixe de conferir "O Navio", que há algumas semanas tem sido executada pela Band FM. (Foto: Divulgação)

Circuito Catarinense de Narrativas


O Sesc Lages abre suas portas hoje para mais uma etapa do Projeto Baú de Histórias – Circuito Catarinense de Narrativas. o espetáculo apresentado é "O Sonho de Natanael", do Grupo Cirquinho do Revirado, de Criciúma. O espetáculo será apresentado em duas sessões, às 15 horas e 20 horas, com entrada franca.


"O Sonho de Natanael" relata a história de um menino pobre, engraxate, que sonha em mudar de vida e principalmente em ter uma escola. Todos esses sonhos saem de dentro de um baú. O espetáculo é conduzido por dois contadores, que usam objetos para ilustrar a história. A sonoplastia e as músicas são feitas todas ao vivo, trazendo cantigas de roda, cirandas, bonecos, brincadeiras que ficaram na memória do espectador.