segunda-feira, 29 de junho de 2009

O Dizedor


No próximo sábado (4), o escritor José Carlos Arruda de Sousa lança seu segundo livro: "O Dizedor", que reúne crônicas, contos e críticas sobre assuntos factuais do cotidiano de Lages e do Brasil (não trata de temas estaduais).

O lançamento acontece a partir das 19h, no stand da Associação Lageana de Escritores (ALE), durante a 3ª Bienal do Livro. O trabalho é uma continuação da primeira obra do autor, intitulada "Conjuminâncias Lageanas" (2007), e reúne textos publicados no blog do escritor (http://ze.salamargo.zip.net/).

A obra levou aproximadamente um ano e meio para ser concluída. Tem 150 páginas com ilustrações de Adilson Ferreira. Não perca!

Museu Particular


Aparelhos de televisão, rádios, relógios de pulso e de parede, telefones, artigos de decoração e mais uma infinidade de objetos antigos. Estes e outros itens fazem parte do acervo pessoal de Alceu Reche.

O dono de bar juntou nos últimos seis anos centenas de peças e montou um museu particular. Nas últimas semanas vem trabalhando na seleção e contagem destas peças para abrir o Museu à visitação pública.

Tudo começou com uma pequena exposição de alguns materiais antigos em seu bar. Com o passar do tempo, clientes e amigos foram doando para Alceu peças que seriam jogadas fora, pois para eles já não tinham mais serventia. Alceu reuniu tudo agora vai abrir seu museu particular para visitação. É aguardar para conferir! Vale a Pena!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Banda Nucleum


A internet é o meio utilizado pela Banda Nucleum para divulgar seu primeiro CD, "O Frio do Mês de Abril". O álbum de estreia dos meninos, que têm uma batida pop rock, traz músicas como "Lado a Lado", "Antes de Você Partir" e "Por Trás Dessas Cortinas". O CD está disponível para dowload (confira sites na comunidade da Banda no Orkut / http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=1452932) e tem 12 faixas inéditas.

Formada em Lages por Álvaro Xavier (voz e violão), Augusto Nogueira (guitarra), Jhonatan Bastos (Baixo) e Jeffinho Cunha (bateria), o primeiro trabalho está disponível apenas na versão para dowload na internet por ser uma opção barata e de fácil repercussão.

Para conhecer os trabalhos da Banda Nucleum acesse www.youtube.com/nucleumvideos, ou adicione a comunidade no Orkut. Contato para maiores informações através do e-mail bandanucleum@yahoo.com.br.

3ª Bienal do Livro


Na próxima segunda-feira (29), inicia a 3ª Bienal do Livro de Santa Catarina, que se extende até 5 de julho. o evento, que uma promoção do Núcleo das Escolas Particulares da Associação Comercial e Industrial de Lages (Acil), acontece no Centro Serra Convention Center.

Paralelo à Bienal, acontece o 2º Seminário Catarinense de Cultura, Economia e Desenvolvimento Sustentável, que tem como objetivo promover um debate a partir de diferentes projetos em execução na área da Bacia Hidrográfica do Canoas, informando sobre as fontes de recursos e possíveis ações para a área.

Serão sete dias de evento, e cada um será dedicado a uma nação: Portugal e Costa Rica, Itália, Alemanha, Japão, África, Áustria e Brasil. O cantor Gabriel, O Pensador e o Astronauta Marcos Pontes farão palestras e são as atrações mais esperadas do evento.

Alma Jagunça


Dando continuidade ao projeto Teatro aos Domingos, a Fundação Cultural de Lages leva aos palcos do Marajoara mais um espetáculo. No próximo domingo, a Cia Arreios do Vento apresenta a peça “Alma Jagunça”, que tem direção de neto Arruda.

O espetáculo conta a história de uma guerreira jagunça, interpretada por Patrícia Arruda, que passou por muitas batalhas e vem para essas terras ganhar força para continuar lutando. Na memória ela traz a Guerra do Contestado, momento marcante que a fez continuar lutando por aquilo que acredita e pela justiça.

A apresentação tem início às 20h30min e a entrada tem o valor simbólico de R$3. (Foto: Divulgação)

Beijos de Arame-Farpado


O filme "Beijos de Arame-Farpado", dirigido pelo lageano Marco Martins, estreia em amanhã, dia 27. O filme de 15 minutos, terá exibição especial no Cine Serra 2, com quatro sessões abertas e gratuitas, às 19h, 19h30min, 20h e 20h30min. O curta-metragem foi rodado em março e teve maior parte das cenas gravadas em Lages.

A história mostra a fuga dos marginais Veludo (Renato Turnes) e Cacos-de-Vidro (Julie Cristie), perseguidos pela dupla de policiais Pacheco (Chico Caprário) e Fonseca (Álvaro Guarnieri). A participação especial fica por conta do cineasta lageano João Amorim.

A equipe da Vinil Filmes se deslocou de Florianópolis a Lages, no início de março e ficou uma semana rodando o filme, utilizando como cenários várias partes da cidade: Salto Caveiras, Ferrovia, Aeroporto, Cine Marrocos, Motel Villages, Centro da cidade e mais. A produção local foi feita pelo cineasta Fernando Leão (Guerra de Sombras / Coxilhas). (Foto: Divulgação)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Documentário


Egressos do curso de Jornalismo da Facvest produziram em 2008 um docmuntário sobre a Festa Nacional do Pinhão. O vídeo, intitulado "Pinhão - 20 anos de Festa", registra um pouco da história e responde a inúmeras questões sobre o maior evento de Lages.

O documentário faz um resgate histórico da Festa Nacional do Pinhão, não apenas das 20 edições mais recentes da Festa Nacional do Pinhão (como foi feito em 2008, não fala da 21ª edição), mas também um resgate histórico de todas as edições, desde 1973, ano em que foi realizada a primeira edição do evento.

O vídeo, que tem 22 minutos, foi produzido na disciplina de Projetos Experimentais, ministrada pelo professor e jornalista Gilberto Bombardieri, e com orintação do cineasta Fernando Leão. Os jornalistas Taina Borges, Edson Marcondes, Daiane Oliveira, Deise Ribeiro e Juliana Oselame, são os produtores do vídeo. (Foto: O Momento)

Exposição


O Museu Malinverni Filho recebe a exposição do artista plástico Adilson Guanabara. Ao todo são 12 obras que retratam temas como bicicletas, brincadeiras de crianças, a mulher e animais como touros, gatos e borboletas.

Impressionista contemporâneo, Guanabara começou a pintar na década de 70, quando morou em Lages. Seus temas preferidos sempre foram as mulheres e o mundo lúdico das crianças. A exposição de Guanabara teve início diaa 5 de junho e não tem previsão de encerramento. O Museu fica aberto de segunda à sexta-feira em horário comercial, professores podem agendar horários para levar alunos para visitar o local.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Projeto Pixinguinha


O Sesc Lages promove o lançamento do CD "Felixfônica e as manifestações Populares do Brasil", da Banda Felixfônica de Florianópolis, amanhã (25 de junho), a partir das 20h, no Teatro do Sesc, com entrada Franca.

O CD faz parte do "Projeto Pixinguinha", que foi criado em 1977 para difundir e formar platéias da música brasileira através da circulação nacional de espetáculos. Sempre a preços populares ou com entrada franca , estes espetáculos já foram assistidos por mais de dois milhões de espectadores em todo o Brasil.

Ajudaram a revelar ou a confirmar talentos como João Bosco, Leila Pinheiro, Adriana Calcanhotto , Djavan, Marina Lima, Zélia Duncan e Zizi Possi, além de prestigiar carreiras de grandes nomes como Elizeth Cardoso, Marlene, Dóris Monteiro, Quinteto Violado , Paulinho da Viola, Cartola e Edu Lobo , entre muitos outros.

O novo formato do "Projeto Pixinguinha" foi definido em 2008, com realização em 2009.Compõe o novo formato: a gravação de um CD com músicas inéditas e a realização de três shows pelo estado de origem do contemplado, com entrada franca.

Gralha Réis















Vale destacar e parabenizar o trabalho dos músicos Gustavo Branco (violão), Del Lima Júnior (flauta), Paulo Henrique (Paulinho do Cavaco - cavaquinho) e Rodrigo Velho (pandeiro), que formam o grupo de choro "Gralha Réis".

Os músicos fazem apresentações culturais em empresas privadas, livrarias, supermercados e espaços públicos de Lages, levando o estilo tão brasileiro aos ouvidos atentos dos espectadores.

De acordo com os músicos, o estilo agrada bastante aos espectadores, pois “as pessoas mais velhas se emocionam e os jovens se encantam”.O grupo foi criado há um ano, quando Del lançou um projeto chamado “Choro na Escola”, que em 2008 era desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino e, para este ano, o grupo aguarda aprovação da Secretaria de Educação para retomar as atividades.

Quer conhecer mais o grupo, acesse: